sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Entrevista

É engraçado falar sobre um assunto que todo mundo sempre tem uma dica, uma sugestão, um..."não põe os cotovelos na mesa de jeito nenhum!!!".
Há um ano e meio eu sou estagiária de uma empresa que fornece estágios...engraçado, não? Mas antes de conseguir essa vaga eu fiz inúmeras entrevistas! Quando eu falo para as pessoas que convivem comigo que eu ia em uma, as vezes duas entrevistas por semana eles me olham estranho, sei que pensam: "que incompetência!". Mas quando é você que está lá, tentando, você vê que não é bem assim.
Tudo e nada conta no momento de uma entrevista. Você pode achar que colocar os cotovelos na mesa, cruzar os braços ou por a mão no queixo podem não influenciar no momento da entrevista, mas depois de tantas idas e vindas eu percebi que isso depende muito do entrevistador.
Apesar disso tem coisas básicas que você desenvolve com o tempo e com as experiências, hehe. Por exemplo: - mesmo que a empresa seja descontraída você não pode ir de calça jeans, porque eles vão notar.
- se for mulher: cabelo, maquiagem e unhas SEMPRE contam, seja mulher, seja homem o entrevistador. Por motivos diferentes, enfoques diferentes isso vai somar ou não pontos no momento da escolha.
- se for homem: cabelo e barba são essenciais. Estilo é maravilhoso, exagero é condenável.
- se você tiver tatuagens e piercings não os esconda, mesmo todos lhes dizendo para fazê-lo. Eles REALMENTE fazem parte de você e se quiserem te contratar vai ter que ser com todas as "alterações" já feitas.
- a pergunta mais idiota e sem contexto pode ser o ponto chave da entrevista. Se ele lhe perguntar coisas como: "você sai muito? Tem muitos amigos? Se dá bem com seus irmãos?" são as formas dele perceber o seu comportamento e lhe conhecer melhor em menos tempo. Outras perguntas como as de praxe :"o que você pretende fazer com a bolsa?" são mais óbvias e você sabe que, se ele estiver em dúvida entre duas pessoas, uma for usar para sair, viajar, etc e outra ajudar em casa ou sutentar o filho, a opção é mais clara.
- todas as nossas atitudes e gestos são sim medidos, mas também é impssível se corrigir o tempo todo, então tente manter a classe e ser natural...

Fora essas coisas têm as dinâmicas de grupo e as entrevistas individuais. Numa dinâmica de grupo é legal se mostrar, mas não ficar soberbo ou algo assim. Tente pensar no coletivo e numa forma de todos trabalharem juntos. Se o entrevistador começar a te chamar muito para dar exemplos os querer que você participe a todo instante, pode ter certeza que você vai para a entrevista.
A última entrevista que eu fui, há um mês, tinham três pessoas me entrevistando ao mesmo tempo. Foi uma esperiência confusa, não sabia a quem focar a minha resposta, para quem olhar. No fim eu gostei muito do lugar, mas sei que muitas coisas que disse sem pensar e que não foram captadas por um, dois dos entrevistadores, o terceiro reconheceu e enfatizou no momento da decisão.

É isso gente. Porcurar estágio não é fácil, conseguir então é pior ainda, mas quando isso acontece a gente esquece toda aquela peleja e só sente o cheiro das rosas. Pelo menos até começar a nova maratona.
Bjão

3 comentários:

Roberto Lemos disse...

Lígia,

Seus posts são sensacionais. Acho até que deveriam divulgá-lo no CEUB. Continue no tema e, então, irei sugerir que o divulguem em toda a instituição. Você tem tudo para se tornar uma referência no assunto. Que maravilha de blog!

Mônica disse...

óia o elogiooo....hahaha
eh verdade...não são posts chatos...dá p/ tirar uma risadinha ateh...xDDDD
eu quero um estágio pelamordedeus!!!!xD
bjoooo

Mariana Cristina disse...

Realmente, conseguir uma entrevista de estágio, hoje, está realmente muito complicado.. E conseguir a vaga está pior ainda.. O mercado está bastante saturado e dentre tantos concorrentes, de alguma forma, a gente tem que se destacar para conseguir alguma coisa!
Você que vivenciou tantas entrevistas, sabe o que realmente conta na hora do "face-a-face" e é muito interessante você dividir as suas experiências com nós, que ainda somos tão leigos nesse aspecto...

Obrigada pelas dicas..

Adorei o post..

Beijão

Mari